Buscar
  • raianepossas

Jornal #AFB 3ª Edição 2021

Atualizado: Nov 5

www.afbb.ong.br

@associaçãofernandabianchini


Logomarca da Associação Fernanda Bianchini e da Companhia Ballet de Cegos. Há um coração estilizado e sapatilhas de balé.

Jornal AFB


SAVE THE DATE


Nossos eventos de final de ano vão acontecer nas seguintes datas:





Mensagem do Comitê Editorial


Esta edição do nosso Jornal, agora em formato totalmente digital inaugurando o nosso Blog, traz além do resumo das várias atividades online e das redes sociais dos últimos 3 meses, um destaque ao retorno das aulas na sede que está repaginada e colorida e já registra os primeiros encontros e apresentações.


Também nesta edição estamos celebrando o início dos ensaios e preparos dos novos espetáculos deste final de ano que acontecerão nos dias 27 e 28 de novembro. Fique atento ao Save the Date!


E, para fechar, estamos trazendo um pouco do projeto da Construção do Futuro AFB que realizou em outubro o primeiro encontro da equipe para fortalecimento das diferentes áreas e da implantação de novas funções como a Secretaria dedicada aos professores, alunos e famílias.



ARTE EM MOVIMENTO - Mega Novidade!


Imagem de escultura com o formato de um coração gigante. No coração, há o desenho de uma menina de braços abertos e olhos fechados. Os cabelos da menina têm fios longos e coloridos. Sobre o peito, há um olho aberto contendo um coração.


Imagem de QR Code contendo o seguinte link: https://www.artoflove.art/obras/
À esquerda, imagem de seis bailarinos em postura de balé ao lado de uma escultura com o formato de um coração gigante. Há quatro meninas, um menino e a professora, Fernanda Bianchini. A escultura encontra-se próxima de uma grande avenida. Sobreposta à imagem, está a logomarca da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos. Ao centro, imagem de quatro bailarinas em postura de balé ao lado de uma escultura com o formato de um coração gigante. A escultura encontra-se próxima de uma grande avenida. Sobreposta à imagem, está a logomarca da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos. À direita, imagem de cinco bailarinas em postura de balé à frente de uma escultura com o formato de um coração gigante. As meninas cruzam os braços e se dão as mãos. A escultura encontra-se próxima de uma grande avenida. Sobreposta à imagem, está a logomarca da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos.



SEDE REPAGINADA RECEBE ALUNOS



VAMOS CELEBRAR! A #AFB ESTÁ COM TODAS AS CORES NO AR.

Imagem de QR Code contendo o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=ZL-I6huUG2E

Muita alegria pelo retorno às atividades presenciais após meses de distanciamento que exigiram reinvenção e, ao mesmo tempo, proporcionou a todos a prática da criatividade e de persistência.


Para os espetáculos, que serão presenciais neste ano, as montagens, os ensaios e preparo das novas coreografias já iniciaram. E, os alunos, estão felizes por voltar a dançar, cantar e interpretar juntos, com suporte profissional e encorajamento à realização de seus sonhos.


A Cia Ballet de Cegos está com a agenda de eventos preenchida e o corpo de baile está feliz com o reconhecimento e retorno aos palcos.

Todos os alunos da AFB estão envolvidos e muito empenhados nos ensaios. As montagens, com coreografias inéditas, referente ao novo espetáculo já começaram. O roteiro aborda as emoções dos seres humanos, de criança até a adolescência e o foco é a solução de problemas de forma alegre, fácil e divertida.


AFB agradece aos parceiros e patrocinadores que tornam todo este trabalho possível.



DEPOIMENTO DO DIRETOR ARTÍSTICO CÉSAR ALBUQUERQUE


Imagem de César Albuquerque falando ao microfone. Ele tem cabelos curtos, usa óculos e olha levemente para cima. Veste casaco e usa cachecol.

As aulas online na AFB foram de grande valor para diminuir impactos do distanciamento social. E, o retorno às atividades no formato presencial foi essencial para a evolução dos alunos que estão praticando o Método Fernanda Bianchini - Ballet para Cegos, com protocolos COVID-19.


Na Associação não existem limitações, aqui todos tem a mesma oportunidade e liberdade para desenvolverem os seus talentos e habilidades.





DEPOIMENTO DA ALUNA APARECIDA DEHIRA

(CIDA, 68 ANOS, PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL TOTAL)



Imagem de Aparecida Dehira. Ela veste um traje de odalisca e tem a mão esquerda apoiada na cintura. Tem cabelos cacheados e está sorrindo.

Participo de várias atividades na Associação e todas são importantes para mim, especialmente na fase do distanciamento social. “As aulas de pilates e dança do ventre são com professores maravilhosos” e os “cuidados de fisioterapia ajudam muito na saúde do corpo, nas articulações e apoia o caminhar” Sobre a AFB “só posso agradecer e compartilhar com outros que acredito que além de mim muitos outros são beneficiados com as aulas”.




NAS REDES SOCIAIS:


Fernanda compartilha a trajetória AFB nos mais de 26 anos de vida desde o despertar da bailarina. “É preciso persistir aquém da coragem para, com muita sensibilidade, vencer as adversidades, os preconceitos e julgamentos, ainda tão presentes na sociedade”, sempre nos faz lembrar Fernanda.


Duda e Fernanda compartilharam a parceria firmada entre as duas entidades. Os alunos do Projeto Enxergando o Futuro estão fazendo aulas de dança, teatro e musicalização na AFB e os alunos AFB, estão aprendendo o Método Braile com a equipe do Projeto Enxergando o Futuro.


E os preparativos para retorno aos palcos, com coreografias exclusivas revelam a expectativa dos alunos AFB para as apresentações dos dias 17,18 e 19 de setembro, na Sala Jardel Filho e, foi compartilhado com Mark Yan Loo do Centro Cultural São Paulo, em um papo leve, descontraído e com muita interatividade.


Quer saber mais? Acesse @associacaofernandabianchini e confira tudo que rolou nesses encontros.



À esquerda, card de evento com as seguintes informações: Hoje às 14 horas. Dança Live. Mark Yan Loo. Fernanda Bianchini. Ao vivo em arroba associacaofernandabianchini arroba dancacentroculturalsp. Na linha inferior, encontram-se os logotipos do Centro Cultural São Paulo e da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos. Ao centro, card de evento com as seguintes informações: Papo de Terça. Como a Associação Fernanda Bianchini quer levar o balé para pessoas com deficiência dentro e fora do Brasil? Com Fernanda Bianchini. 03 de agosto às 21 horas. Ao vivo no Instagram. Arroba outrosquinhentosoficial arroba associacaofernandabianchini. Na linha inferior, encontra-se a logomarca da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos. À direita, card de evento com as seguintes informações: Live. 10 de agosto às 20 horas. Feche os olhos e abra os horizontes. Dani Reis. Idealizadora do projeto Enxergando o Futuro. Fernanda Bianchini. Presidente da Associação Fernanda Bianchini. Acompanhe ao vivo pelo canal enxergandoofuturo no YouTube. Na linha inferior, encontram-se as logomarcas do Projeto Enxergando o Futuro e da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos.


Cia de Ballet, após 18 meses,

de volta aos palcos...


Imagem de cinco bailarinas em postura de balé sobre um palco. Elas vestem trajes iguais e sorriem.

Ensaio geral do “MUSICAL O PEQUENO PRÍNCIPE -EM VERSÃO BRASILEIRA”,

projeto @singularaoplural (15/set)


Card de evento com as seguintes informações: Espetáculo de Dança. Associação Fernanda Bianchini. Companhia Ballet de Cegos. 17 de setembro às 21 horas. 18 e 19 de setembro às 16 horas. Sala Jardel Filho. Evento Gratuito. Há uma foto de cinco bailarinas em roda unindo as mãos ao centro. Na linha inferior, encontram-se as logomarcas do Centro Cultural São Paulo, da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo e da Associação Fernanda Bianchini e Companhia Ballet de Cegos.

Foram três dias de eventos na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo. Os espetáculos foram gratuitos, a plateia estava cheia e todos os corações estavam cheios de gratidão e alegria por estarmos de volta!

Imagem de três bailarinos sentados em cadeiras de roda sobre um palco colorido.

“Receber o público no saguão do teatro, foi uma experiência nova, as aulas online, durante a pandemia, foram fundamentais para mantermos o preparo físico e vencermos desafios.”

(Ana Maria, Luiz Santiago e Gabriel Domingues).

À esquerda, imagem de três bailarinos sentados em cadeiras de roda sobre um palco colorido. Ao centro, imagem de oito bailarinos em um palco, três homens e cinco mulheres. Dois homens vestem um traje similar a um uniforme. Uma das mulheres usa um traje de odalisca. Os outros cinco bailarinos se vestem com trajes idênticos de cor clara. À esquerda, de bailarinos e colaboradores em um palco.
À esquerda, imagem de bailarina em postura de balé sobre um palco. Há uma luz focada sobre ela. Ao centro, imagem de dançarina em um palco. Ela usa traje de odalisca e está descalça. À direita, de dançarina em um palco. Ela usa traje de odalisca e está descalça.

13º Festival

Alto Tietê Mogi das Cruzes em Dança


Imagem de Cintia Sousa Domingues em frente ao banner do 13º Festival Alto Tietê Mogi das Cruzes em Dança, 2021. Ela segura um troféu e flores.

Participação especial da bailarina

@cintiasousadomingues da

@associacaofernandabianchini

no 13º Festival Alto Tietê Mogi

das Cruzes em Dança.


Cintia Sousa Domingues

bailarina da Cia de Ballet de Cegos, na AFB desde 2012 apresentou uma coreografia de Dança do Ventre.



À esquerda, imagem de evento com bailarinos no palco e plateia. Atrás dos bailarinos, há um telão onde se lê: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Além dos bailarinos, há outras quatro pessoas sobre o palco. Uma equipe registra o evento com uma câmera, à esquerda. À direita, imagens de bailarinos posando para a foto. Todos usam máscara facial. Há um cão-guia acompanhando uma das bailarinas, à direita.


Participação da #AFB na Semana da Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Mackenzie.


Imagem de mulher usando máscara facial e segurando a bandeira do Mackenzie, 1870. Ela se encontra em um palco acortinado. Há outras bandeiras, do Brasil e do Estado de São Paulo, à esquerda.

A Cia Ballet de Cegos esteve presente na Semana de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Mackenzie.

Nossa apresentação no dia 24 de setembro às 15h aconteceu no Teatro da Faculdade e contou com a presença da Cristiane Pieroni - Analista de Recursos Humanos II, além de alunos.

Ao fundo, imagem de três bailarinas em postura de balé sobre um palco. Todas usam máscara facial e usam trajes idênticos. À esquerda, imagem de cinco bailarinas em postura de balé sobre um palco. Elas estão de costas. Usam trajes idênticos. À direita, imagem de bailarina em postura de balé sobre um palco. Ela usa máscara facial.

À esquerda, imagem de cinco bailarinos. Há quatro meninas e um menino. Todos usam máscara e vestem trajes de cor clara. Ao centro, imagem de cinco bailarinos em postura de balé sobre um palco. A plateia aponta os celulares e tira fotografias. Atrás deles, há um telão com informações sobre o evento em que se apresentam. À direita, imagem de cinco bailarinos. Há quatro meninas e um menino em postura de balé. Atrás deles, há um neon com as palavras Arte & Cultura.

Especial da @associacaofernandabianchini - #Ciaballetdecegos na programação do 2º Festival de Arte e Cultura no @shoppingtaboao.




O Musical O Pequeno Príncipe em Versão Brasil


Imagem de seis bailarinas em postura de balé. Um homem as acompanha. Elas vestem trajes idênticos e sorriem.

A Cia Ballet de Cegos participou do Musical O Pequeno Príncipe em Versão Brasileira, em cartaz no Tom Brasil. Foram 4 apresentações nos dias 26 de setembro e 03 de outubro às 11h e 16h.

As bailarinas Geyza Pereira, Mayumi Miura, Luma Preto, Jessica Lacerda, Marina Guimarães e Cintia Bispo, dançaram a coreografia Rosas sob a direção de César Albuquerque.


Imagem de sete bailarinos se apresentando em um palco. À esquerda, há um homem fazendo a linguagem de sinais.


Voluntariado

Acima, imagem de Larissa Dino. Ela tem cabelos compridos e está sorrindo. Veste blusa de gola alta. Abaixo, imagem de Fernanda Fiorito. Ela tem cabelos compridos e está sorrindo.


Os alunos do grupo Sementes do Futuro estão fazendo aula de inglês com a voluntária Larissa Dino.






Conheça Meditações Guiadas, para os alunos, pais e mães, com a voluntária Fernanda Fiorito @fefiorito_oficial.






Desenvolvimento do Time #AFB com foco na implantação de pilares e práticas de governança e construção do projeto “Caminhando para o Futuro”.


Imagem de grupo de oito pessoas próximas umas das outras, ao lado do espelho de uma sala de dança.

No início de outubro, a liderança AFB e sua equipe trabalharam no fortalecimento do time, com a Adicyona - Consultoria Estratégica, de Transformação de Cultura e Resultados, de Governança e Desenvolvimento de Times Alta Performance, com a coordenação de Maria Rosa de Paula.



No que consiste o trabalho da AFB com a Adicyona?


Assim como organizações empresariais, que fazem Planejamento e Plano de Ação para a Construção de Resultados Sustentáveis no tempo, a AFB está recebendo um apoio Pro Bono da Adicyona, que em vários encontros e reuniões e participação de seus consultores e parceiros tem o objetivo de expandir o espectro de atuação da AFB, nacional e internacionalmente, assegurando a Construção de um Futuro com base em fundamentos sólidos e de longevidade, para uma colheita de resultados extraordinários, através das ações de desenvolvimento humano-artístico que representarão:




Este trabalho, de grande amplitude, está bem avançado e consiste em:






Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Este Blog recebe o apoio tecnológico de ACESSIBILIDADE da Casa Editorial Maluhy & CO e da Atelie da Escrita.


Logomarca A Casa Editorial Maluhy & Co. Logomarca da Editora Ateliê da Escrita. Arte com Leitura.



ACOMPANHE NOSSOS CANAIS

Ícone de acesso à página do YouTube com o seguinte endereço: <https://www.youtube.com/channel/UCbxuU2qPGw2L-XlyATe4n1g>

ASSOCIACAOFERNANDABIANCHINI


Ícone de acesso à página do Instagram com o seguinte endereço: <https://www.instagram.com/associacaofernandabianchini/>

@associacaofernandabianchini


Ícone de acesso à página do Facebook com o seguinte endereço: <https://www.facebook.com/www.associacaofernandabianchini.org/>

www.associacaofernandabianchini.org



Logomarca da Associação Fernanda Bianchini e da Companhia Ballet de Cegos. Há um coração estilizado e sapatilhas de balé.

286 visualizações1 comentário